quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O encantamento de "Marina"

Hoje terminei de ler o livro - Marina - de Carlos Ruiz Zafón e não poderia existir estímulo maior para que pudesse escrever a minha primeira postagem sobre livros, as primeiras palavras de "A vida por um livro". Passei todos esses dias buscando blogs literários pra ler e vendo os vídeos da coluna do "Na caixinha do correio" de várias blogueiras; a busca na verdade era mais pra saber sobre livros que ainda não li do que pra aprender como criar um blog literário. Todas as vezes que li livros senti vontade de escrever a minha percepção sobre eles neste blog, jamais imaginei que existissem blogs literários de pessoas que viviam para os livros, agora que fiz, sem querer esta descoberta, desejo profundamente manter este blog "de pé". Confesso que ver os vídeos do "Na caixinha do correio" sinto uma espécie de "inveja" das blogueiras, não por aparecer em um vídeo e ser assistida (na verdade isso nem combina muito comigo), mas a inveja é de ter uma estante com tantos e tantos e infinitos livros, cada um com uma história mas encantadora que o outro. Não tenho condições financeiras pra comprar livros e mais livros, o que não me falta é vontade, mas sei que ainda vou conseguir completar a minha pequena lista de pouco mais de 85 obras que quero não apenas ler, mas que quero ter. Marina foi um livro que me encantou desde a capa, um livro que não ouvir falar tanto e que por isso nunca tive tanta vontade de ler assim, mas ele veio ao meu encontro. Coleciono os livros do Nicholas Sparks e agora recentemente comprei mas um, mas de repente alguém me aparece com Marina aqui em casa (na verdade o livro é do meu irmão que emprestou à minha irmã, que começou a ler mas viajou e esqueceu aqui), então decidi do nada que poderia deixar "O melhor de mim" do Nicholas pra depois e partir para a leitura de "Marina". Inicialmente, como sempre acontece com os inícios do livros, não havia nada de muito intrigante ou chamativo na narrativa do autor, me parecia uma história muito bem construída, como um projeto de um arquiteto, mas que não tinha nada a oferecer em questão de reflexões interiores. Continuei com a leitura mesmo assim, sem me preocupar tanto com os ensinamentos que a história pudesse me trazer, fui lendo um pouquinho a cada hora vaga e como estou no finalzinho das férias não me entreguei totalmente ao livro pra aproveitar outras coisas também, até que de repente uma certa página me envolveu de uma maneira que não consegui me controlar, não queria mais parar de ler e acabei terminando o livro em algumas poucas horas. Descobrh que se a intenção do Carlos Ruiz Zafón não foi envolver o leitor em uma percepção de vida, de reflexão, ele falhou, porque foi exatamente isso o que aconteceu comigo. A história de Óscar trouxe pra mim, já nas últimas páginas, que nem sempre é tudo tão perfeito, que nem sempre acontecem coisas boas e queinem sempre temos toda a sorte do mundo, mas acima de tudo Óscar me ensinou que nós temos o poder de buscar novas aventuras e de viver novos desafios na vida e que mesmo o final não sendo tão feliz assim, podemos guardar na lembrança momentos que nunca serão esquecidos. Foram várias reflexões que o livro me trouxe e que sinceramente me surpreenderam. Adorei o jeito da escrita do autor, como ele liga varias histórias em uma só, como essas histórias se encaixam e se perdem ao mesmo tempo. Foi uma leitura prazerosa que trouxe um pouquinho de medo, de ansiedade e de surpresas, com certeza lendo Marina aprendi a colocar o cérebro pra funcionar na tentativa de desvendar os mistérios dos personagens. Quero colocar aqui a colaboração da Paola do blog Livros & Fuxicos, porque foi assistindo os vídeos dela que aprendi a perceber as qualidades do Carlos Ruiz em sua escrita e dizer que mesmo sem ela saber está contribuindo para a minha maturidade literária. Um abraço, espero qe gostem do meu primeiro post. Beijinhos!!! ;)

2 comentários:

  1. Olá Dyle, tudo bem? Fico muito feliz com sua iniciativa de compartilhar em um cantinho sobre suas leituras. No início é difícil, mas aos poucos você vai montar uma pequena biblioteca em casa, é só ficar de olho em algumas promoções que você consegue ótimos livros por 10,00 reais. Sobre as caixinhas de correio, não se acanhe, é ótimo gravá-las *-*

    Fico feliz que tenha gostado do livro, esse autor realmente nos faz pensar, não tem como ficar alheio a suas histórias. Agradeço por ter citado o blog, e fico contente em saber que você seguiu uma das indicações e ainda gostou do livro!

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. É, estou feliz também pelo blog, acho que aqui conseguirei partilhar com pessoas como você sobre este assunto que é uma verdadeira paixão, os livros. Pois é, amei o livro Marina sim e essa semana fu no shopping só pra comprar mais um livro que você tanto falou em suas caixinhas do correio e eu me interessei bastante pela história, eu comprei A culpa das estrelas do John Green e estou ansiosíssima pra ler logo. Um beijo e muito obrigada por comentar no eu blog, para mim é uma honra. Ah, confeccionei um marca página lindo essa semana, gosto demais de marca páginas e adoro fazer coisas de artesanato, gostaria muito de enviar esse que fiz pra você, assim que se sentir à vontade me diga um jeito de lhe enviar certo. Um abraço. Gostei muito de você e da sua atenção!!!

    ResponderExcluir

Me diga o que achou!